top of page

A Importância de Preservar a História do seu Clube

  • Foto do escritor: Carlos Araujo
    Carlos Araujo
  • 16 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de ago. de 2021

Há muito tempo se observa que diversos Clubes de Desbravadores com mais de 10 a 30 anos de fundação e, até mesmo, outros mais antigos, com mais de 50 anos, não têm o seu passado preservado.


Notamos que, com o passar dos anos, mudanças na diretoria, além de outros fatores, muitos clubes vão perdendo seus materiais, tais como: troféus, medalhas, itens históricos e até a ata de fundação. Estes documentos e materiais deveriam ser guardados para preservar a história da criação do clube na igreja local.


Um fator muito triste e que merece destaque está relacionado diretamente a mudança da diretoria do clube. Na mudança, o próprio ex-diretor, ao sair do clube, infelizmente, leve consigo os materiais conquistados pelo clube em seu mandato, esquecendo-se que os mesmos pertencem ao clube e não a ele. Essa atitude errônea colabora para que as histórias percam seus registros.


Uma ilustração sobre a importância em se preservar a história é a discussão existente, até os dias atuais, sobre qual ou quais foram os primeiros clubes fundados no Brasil, já que, na maioria dos casos, não existe uma ata ou algum documento que comprove a data de fundação.


A preservação da história, no contexto de fundação de clubes, deveria ser fator de extrema relevância e maior responsabilidade. Assim, manteríamos a história viva daqueles que foram os pioneiros e ali estiveram criando nome do clube, nome das primeiras unidades, primeiro acampamento, etc.

"Assim, manteríamos a história viva daqueles que foram os pioneiros"

Foram homens e mulheres que dedicaram um período de suas vidas para servir e suas histórias, se registradas, servirão como um legado para as próximas gerações. Além disso, tornar conhecida a história do seu clube na igreja local pode colaborar com o registro histórico do surgimento dos desbravadores em seu país, divisão e no mundo.


Diante disso, a equipe do Museu Internacional dos Desbravadores percebeu a necessidade de montar um acervo, não voltado a itens específicos de um determinado clube, mas sim a história como um todo, relacionada, principalmente, à Camporis de Associações, Uniões e de Divisões de todo o mundo, salvaguardando itens históricos como: troféus, trunfos, coletâneas, crachás, dentre outros. Buscamos manter esses itens preservados e protegidos, amparados por um estatuto, conselho fiscal e diretoria, sendo o primeiro museu sobre Desbravadores registrado no Brasil com esse fim específico - manter e preservar a história do Clube de Desbravadores.


Todos temos a responsabilidade em manter e proteger a história desde sua origem. Isso cabe a cada líder, diretor, desbravador ou membro da igreja para, assim, manter vivo o legado e poder passá-lo para os que ainda virão.



Carlos Araujo

Curador do Museu Internacional do Desbravador.

Commentaires


TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À BIBLIOTECA DO DESBRAVADOR E AOS SEUS COLABORADORES.

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page