
ANDORINHAS


Clube: Andorinhas
Campo: Associação Paulista Oeste, UCB, DSA
Cidade: São José do Rio Preto, SP, Brasil
Diretora Atual: Letícia de Oliveira Silva
Data de Fundação: 03/12/1988
No ano de 1988, mês de setembro, a Associação Paulista Oeste, com então sede em Campinas/SP, organizou e realizou três séries de conferências na cidade de São José do Rio Preto/SP, com o objetivo de implantar nesta cidade a nova sede da associação, uma vez que a sede atual viria a se dividir em duas - Associação Paulista Central, com sede em Campinas, e Associação Paulista Oeste, com sede em São José do Rio Preto.
Estas conferências foram realizadas nos bairros Eldorado, Jardim Caparroz e Jardim Soraya, simultaneamente. Como em toda conferência, se realizaram cursos e palestras para os adultos e, também, atividades para as crianças.
Na conferência realizada no bairro Eldorado, sob a direção de Jessimar Lucas, teologando na época, aproveitando as crianças presentes na conferência, decidiu abrir as inscrições para o início de um Clube de Desbravadores. Na oportunidade se inscreveram cerca de 80 juvenis e adolescentes interessados em participar das atividades. Nascia o Clube de Desbravadores do bairro Eldorado, na cidade de São José do Rio Preto.
A ESCOLHA DO NOME
Quando se organiza um Clube de Desbravadores, diversos fatores devem ser levados em consideração para garantir o seu sucesso, um desses é a escolha do nome.
Para tornar o processo o mais dinâmico e democrático, foi pedido aos membros que trouxessem sugestões para se organizar uma votação do melhor nome. Vários nomes foram propostos e, após a apuração das votações o nome escolhido foi “Mensageiros da Paz”. O nome foi enviado para a Associação com a finalidade de ser deferido. A Associação indeferiu por razões desconhecidas e sugeriu que fosse escolhido um nome relacionado com natureza.
A Direção do clube então escolheu o nome de “Andorinha”, relacionado ao fato de que no verão, a cidade de São José do Rio Preto recebe uma grande concentração de andorinhas. O nome foi mais uma vez enviado para a Associação que, desta vez, aprovou. O curioso é que, na primeira reunião após a oficialização do Clube, na “tenda”, onde eram realizadas as conferências e as primeiras reuniões do clube, entrou uma andorinha e ficou voando no local por um bom tempo como se estivesse agradecendo a homenagem.
Porém, quando o diretor de 1989, Claudinei José Paulino, pediu para confeccionar a tira com o nome do clube, o bordado veio com o nome "Andorinhas" (no plural). Desde então, o clube assumiu esse nome.

A OFICIALIZAÇÃO
Dia 03 de dezembro de 1988, um sábado, é a data de oficialização do Clube. A cerimônia se realizou em um grande Congresso de Desbravadores no Centro Social do Eldorado e contou com a presença de muitos líderes.
A repercussão foi tão grande que o jornal “Diário da Região” publicou uma matéria com destaque na primeira página.




GRITO DE GUERRA
E o clube Andorinhas...
É força, é raça, é sangue, é vibração.
Marchamos na base da nossa organização.
Unidos de fato de forma inigualável,
De todos os outros clubes é o clube insuperável
Andorinhas é o clube que trabalha com vigor
E o nosso trabalho é feito com amor.
Marchar, lutar e andar sempre na linha,
Por isso o nosso clube é chamado Andorinhas.
Autor: Alex da Silva – 1996
A PRIMEIRA DIRETORIA
A primeira diretoria oficial, formada em 1989, estava composta por:
-
Diretor: Claudinei José Paulino
-
Tesoureiro: João Batista Fontoura Filho
-
Instrutor de Ordem Unida: Daniel Marques
-
Instrutor de Primeiros Socorros: Ismael de Souza
OS DIRETORES
-
1988: Jessimar Lucas
-
1989 - 1991: Claudinei José Paulino
-
1992: Manoel Mendonça de Souza
-
1993: Cleber dos Santos Eiras
-
1994: Abadia Maria de Souza
-
1995: Raynner Christyan Chaim
-
1996: Alex da Silva
-
1997: Robinson Barbosa
-
1998: Claudio Lemes Rufo
-
1999: Edileuza dos Anjos Bizarra
-
2000: Robinson Barbosa (1º semestre); Cleber dos Santos Eiras (2º semestre)
-
2001: Julio Cesar de Souza (1º semestre); Cleber dos Santos Eiras (2º semestre)
-
2002: Cleber dos Santos Eiras
-
2003: Leandro Gonçalves
-
2005: Carlos Eduardo de Queiroz
-
2007: João Vitor Fronho
-
2010: Eduardo Lemes Rufo
-
2011 -2012: Abner Sá
-
2013: Abner Sá (1º semestre) Robinson Barbosa (2º semestre)
-
2014 – 2016: Eliane Aparecida da Silva Pereira
-
2017: Robinson Barbosa
-
2018 – 2020: Letícia de Oliveira Silva
ACAMPAMENTO DISTRITAL - 1989
Com o intuito de motivar os juvenis e adolescentes que não pertenciam a igreja adventista inscritos no clube a não se envolverem nas festividades carnavalescas, a diretoria conseguiu autorização para participar do Acampamento Distrital de Carnaval, organizado pelo distrito Alto da Boa Vista, na cidade de Ubarana/SP.




Nas olimpíadas realizadas nesse acampamento, o clube se destacou na corrida.
-
800 m:
-
1º Lugar - Daniel Marques
-
3º Lugar - Claudinei José Paulino (diretor na época)
-
-
100 m:
-
3º Lugar - Daniel Marques
-


CAMINHADA DA PROMESSA
Em 1992, o diretor Claudinei organizou uma caminhada para o clube. No dia marcado, saíram em direção ao destino. Depois de muito caminhar, a direção percebeu que não estava encontrando o local programado.

Como não encontraram o local, os participantes retornaram e a caminha foi denominada de "Caminhada da Promessa", visto que o destino ficou na promessa.
INVESTIDURA DE LÍDER
Uma das funções do clube é formar líderes. No sábado dia 22 do mês de abril de 2000, em uma sessão solene na Câmara Municipal de São José do Rio Preto, o Clube Andorinhas teve a honra de investir cinco jovens: Kleyton de Freitas, Claudio Rufo, Cleber Eiras, Raynner Chaim e Robinson Barbosa.


Claudio e Raynner
Claudio e Cleber
Klayton e Claudio

Robinson e Claudio



DIA DOS DESBRAVADORES - 1989
O Dia dos Desbravadores é o dia em que a igreja fica mais bela e os desbravadores são as estrelas de toda a programação. Em 1989, o Clube Andorinhas comemorou, oficialmente, o seu primeiro Dia dos Desbravadores.




CAMPORI DA AMIZADE- APO/APC
Em 1990, a APO, juntamente com a APC, realizou, em Jaboticabal/SP, o Campori da Amizade. Esse foi o primeiro Campori que o clube participou.




CAMPORI NA TRILHA DOS PIONEIROS- DSA
No ano de 1994, a Divisão Sul-Americana (DSA) realizou, na cidade de Ponta Grossa/PR, o seu segundo Campori - Na Trilha dos Pioneiros. Como o evento seria muito longe, em relação a São José do Rio Preto/SP, vários representantes de clubes da região se uniram, para diminuir os gastos, e formaram um único clube, chamado "Meteoro". O Clube Andorinhas enviou os seus representantes.

CERIMÔNIA DE INCINERAÇÃO
No dia da Bandeira, 19 de novembro de 2000, o Clube Andorinhas foi convidado pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI-5) a participar da cerimônia de incineração da Bandeira Nacional, na sede do Batalhão.





DESFILES
Desde sua fundação, o clube tem participado de diversos desfiles.




Primeira participação em um desfile do Clube Andorinhas - 1989
Ano: 1990




Ano: 1990
Ano: 1989
Para qualquer alteração no conteúdo dessa história, entre em contato: bibliotecadodbv@hotmail.com